Como sabemos, o Natal é essencialmente um feriado religioso na qual celebramos o nascimento de Jesus. Por este motivo é uma data muito importante para os cristãos e é amplamente comemorado nos países de tradição cristã. Mas e no Japão? Como é o espírito natalino japonês? De que forma os japoneses celebram o Natal?
No Japão, como muitos sabem, existem muito poucos cristãos (os japoneses são em sua maioria budistas ou xintoístas). O Natal portanto é um feriado importado com valor comercial assim como o Halloween (Dia das Bruxas) e Valentine’s Day (Dia dos Namorados), embora sua popularidade aumente a cada ano que passa.
A partir de novembro, belas decorações de Natal enchem as ruas, especialmente das grandes cidades. Também há iluminação noturna especial em vários locais turísticos, parques e locais públicos. As lojas e o comércio em geral também contam com muitas decorações de Natal com o objetivo de impulsionar as vendas.
Mas o conceito de Natal no Japão, como podemos presumir é bem diferente da do Ocidente. Seu significado tem muito mais valor comercial do que religioso. As famílias japonesas, por exemplo, costumam celebrar o Natal com o frango frito do Kentucky e com o tradicional e delicioso bolo de creme com morangos.
Tradições natalinas no Japão
Quando a tradição surgiu no Japão?
A tradição começou durante o período Meiji, por volta de 1874, com a chegada de estrangeiros cristãos europeus ao país. A primeira aparição da figura do Papai Noel surgiu em 1904 e logo em seguida apareceram as primeiras árvores com enfeites natalinos. Só muitos anos depois é que o bolo natalino e os frangos fritos do KFC passaram a fazer parte do Natal japonês.
Um dia dos namorados fora de época
Na década de 80, a sociedade japonesa tinha um poder de compra muito alto e visando especialmente os jovens consumidores, iniciou-se uma campanha de marketing que fez com que o Natal passasse a ser associado com o “amor”, ganhando desta forma um conceito romântico, bem diferente do que ocorre no ocidente.
Natal romântico no Japão
Esse conceito foi reforçado em 1984 com a repercussão da música “Last Christmas”, do grupo “Wham!”, que embalou os natais dos anos 80, fazendo com que o Natal no Japão se tornasse sinônimo de um encontro romântico a dois. A música fez tanto sucesso que o grupo Exile lançou a versão japonesa da música.
Por este motivo é normal ver muitos casais de namorados em um jantar ou passeio romântico na noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal.
Fonte: Japão em Foco